Brasil não terá 'Grau de Investimento' antes de 2009
Utilizando um conjunto de cinco indicadores estratégicos como cenário para mensurar o risco soberano do Brasil, busca-se avaliar a caminhada do país para alcançar o nível de investment grade junto às agências internacionais. Os cinco indicadores são: (1) dívida/PIB, (2) reservas/dívida externa, (3) dívida externa/exportações, (4) corrente de comércio/PIB, e (5) participação de papéis prefixados na composição da dívida mobiliária.
Para a construção destes cenários se teve como referência o nível em que tais indicadores se encontram em economias emergentes que já obtiveram o ‘grau de investimento’, como Chile, México e Rússia.
A nota do Brasil, nesse momento, está nivelada nas três maiores agências internacionais: “BB” na Standard and Poor’s e na Fitch, e “Ba2” na Moody´s (o que equivale ao “BB” nas demais). A nota mínima de investment grade é o “BBB-“ (triplo B menos). Falta, portanto, ao Brasil, galgar dois degraus.
No conjunto destes 5 indicadores, a principal dificuldade para a obtenção do investment grade antes de 2009 está na relação dívida/PIB.
O salto no “degrau final” depende da convergência da dívida líquida total para, pelo menos, 40% do PIB.
Para conseguir jogar a relação dívida/PIB para este nível antes de 2009, seriam necessários dois anos consecutivos (2007 e 2008) de taxa de crescimento do PIB acima de 5% ao ano, com superávit primário acima de 5% do PIB nesses dois anos e a taxa Selic (nominal) terminando 2008 abaixo de 10% ao ano. É muito pouco provável que aconteça!
O cenário mais provável até lá é: economia brasileira crescendo, na média, até 2009, 3,5% ao ano; com o superávit primário sendo mantido nestes três próximos anos entre 4,0% e 4,25% do PIB e a Selic convergindo para 10% ao ano.
Nestas condições, em 2009, a relação dívida/PIB se encontrará em um patamar ao redor de 43%, sinalizando que baixaria de 40% já em 2010. Nesse caso, já se desenharia um cenário favorável à obtenção do investment grade em 2009.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home